segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PADRE VALERIANO DOS SANTOS COSTA - DIRETOR DA FACULDADE DE TEOLOGIA DA PUC-SP contesta o colunista Hélio Schwartsman da Folha de São Paulo que afirma que JESUS CRISTO NÃO EXISTIU.

Padre contesta artigo sobre existência de Jesus

PADRE VALERIANO DOS SANTOS COSTA
DIRETOR DA FACULDADE DE TEOLOGIA DA PUC-SP


Como cristão e teólogo, gostaria de reagir às colocações do colunista Hélio Schwartsman, publicadas na Folha em 21/9 ("A mulher de Cristo", "Opinião"), lançando dúvidas sobre a existência histórica de Jesus, por causa de um suposto papiro copta do século 4.

Não pretendo acirrar uma polêmica, como se a existência histórica de Cristo dependesse disso. No entanto, exigir que os Evangelhos tenham sido escritos como se fossem história ou biografia segundo os padrões da ciência moderna é ir longe demais e tentar com a ciência moderna desconsiderar o fato mais importante que mudou a história do mundo, e mais do que igrejas, construiu civilizações e respondeu ao anseio de milhares de pessoas em busca de vida.

Os Evangelhos são obras de fé dirigidas à fé. Por isso é natural sua preocupação apologética, doutrinal e catequética. A pergunta é se alguém que tivesse sido o inventado poderia inspirar tudo isso e atingir tão grande credibilidade?

O tempo se encarrega de apagar o que não tem consistência, pois uma ideia viva não se constrói do nada, e dois mil anos é um tempo considerável. Aliás, se formos usar os critérios da ciência moderna para justificar a existência histórica de tantos personagens, o que sobraria deles?

Então por que toda essa preocupação em lançar dúvidas sobre a existência histórica de Jesus, precedidas ainda de outras dúvidas que discordam da forma como os Evangelhos apresentam o perfil de um pregador celibatário e abnegado, que entregou sua vida na cruz, para que todos cressem que ele é o Messias prometido pelas Escrituras, segundo as quais Deus é amor.

Mais duvidoso do que a existência histórica de Jesus é a consistência do tal papiro copta que gerou a crítica que lemos na Folha e em outros meios midiáticos.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/meuolhar/1165023-padre-contesta-artigo-sobre-existencia-de-jesus.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ GANHOU!